dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Feijão    
Zoneamento aliado a boas práticas agrícolas
Produtor deve seguir recomendações técnicas relativas ao manejo de solo e escolha correta da cultivar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
09/12/2013

A agricultura é uma atividade de risco. Problemas como deficiência hídrica ou temperaturas não favoráveis podem ocorrer e são decisivos para o desenvolvimento adequado da cultura. Nesse caso, o Ministério da Agricultura estabelece as épocas ideais de semeadura para cada região. Nessa matéria, abordaremos o zoneamento agrícola de risco climático do feijão, para as diferentes safras no Estado do Paraná. No entanto, além de adotar a época de semeadura indicada para sua cultura, é importante que o produtor siga as recomendações técnicas adequadas relativas ao manejo e conservação de solo, rotação de culturas, manejo de pragas, doenças e escolha correta da cultivar.

Segundo Vânia Cirino, engenheira agrônoma pesquisadora da área de melhoramento e genética de plantas do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), nas regiões mais quentes do estado, onde não há ocorrência de geadas tardias, a semeadura do feijão começa nos meses de agosto. Nas regiões onde as temperaturas são mais amenas e há possibilidade de ocorrência de geadas tardias, a semeadura do feijão é efetuada a partir do final de setembro e meados de outubro.

— Já no caso do feijão da safra na seca, chamado de segunda safra, a semeadura é feita nos meses de dezembro até 31 de janeiro para as regiões onde ocorre a probabilidade de geadas mais cedo, como nos meses de março e abril. Para as regiões mais quentes do estado, a segunda safra se estende a um período prolongado. Para as regiões mais quentes, temos ainda a terceira safra ou a chamada safra de outono-inverno.Então, o risco climático está mais relacionado às condições climáticas que podem interferir no desenvolvimento da planta — afirma a engenheira.
 
De acordo com ela, as cultivares indicadas no zoneamento agrícola de risco climático no Paraná, abrangem nomes como o grupo Carioca, o Iapar 81, IPR Tangará, IPR 139, IPR Colibri, IPR Siriri e outras cultivares desenvolvidas por instituições de pesquisa, como Embrapa e Ft Pesquisa e Sementes, que também estão inseridas no zoneamento.

— O potencial produtivo de cada uma dessas cultivares depende da constituição genética e da interação delas com o meio ambiente. Existem cultivares que têm maior potencial e estabilidade de produção. As variedades IPR Tangará, IPR Tuiuiú e IPR Uirapurú são bastante estáveis. O rendimento da IPR Tuiuiú, por exemplo, gira em torno de 3.980kg por hectare. Já IPR Campos Gerais, será lançada no dia 1º de dezembro e contará também com um potencial produtivo de 3.980kg por hectare — conta.

Quando o assunto é a resistência a pragas e doenças, Vânia explica que cada cultivar apresenta um tipo de comportamento. A IPR Tangará, por exemplo, tem boa resistência à antracnose e fungos de solo. Já no grupo preto, a IPR Gralha também apresenta boa resistência às doenças.

—Na safra de seca, a principal doença fúngica que ocorre é a mancha angular. Nesse caso, não existem variedades com alto nível de resistência, mas sim, moderada. Nesse caso, o produtor deve ficar atento e sempre fazer o controle químico quando necessário — orienta.

A engenheira diz ainda que, além de adotar a época de semeadura estabelecida pelo zoneamento agrícola de risco climático, o produtor também deve seguir recomendações técnicas relativas ao manejo e conservação de solo, rotação de culturas, manejo de pragas, doenças e escolha correta da cultivar.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Iapar através do número (43) 3376-2000.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 21/11/2011

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Leguminosas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada